13 setembro 2012

Caminhada... acredite, ela pode fazer milagres por vc!

Oi amores[romantickitty]!!!
Hoje é dia de falar de fitness... e separei pra vcs,  uma matéria q achei muuuito legal, ela fala dos benefícios da caminhada, um exercício que todo mundo pode fazer, não custa nada e quem sabe... não pode ser a chave pra mudança q vc tanto procura???


[_)]Quer perder peso, mudar o estilo de vida, ganhar pernas e bumbum durinhos ou todas as alternativas anteriores? Para tudo isso e mais um pouco, tenho a solução: caminhada. O exercício ainda protege o coração, reduz o colesterol e a pressão e melhora o humor. Falta de tempo, de motivação ou de uma academia por perto não são desculpas para não começar agora. 


Entenda o treino e entre no ritmo


Veja como determinar a intensidade do seu treino na rua ou na esteira

CL = Caminhada Leve: não chega a ser um passeio no shopping, mas é confortável, você não transpira muito e consegue conversar com facilidade.

CM = Caminhada moderada: o passo fica mais rápido e a respiração mais difícil, mas ainda dá para bater papo. Você usa os braços para ajudar no movimento e começa a transpirar mais.

CF = Caminhada Forte: você começa a ficar ofegante, consegue conversar com dificuldade e movimenta bastante os braços. É como se estivesse com pressa.

TR = Trote: a velocidade é de uma caminhada rápida, mas o movimento é mais parecido com o da corrida. Você fica ofegante e é difícil falar.

Para detonar calorias

Quando o foco é queimar calorias, a melhor coisa é combinar treino intervalado (alternando ritmos forte e fraco), terrenos com ladeiras  e trote. A variação de estímulos obriga o corpo a se adaptar ao esforço e gasta mais energia". Você vai malhar cinco dias na semana e mandar embora, em média, 300 calorias por sessão. 

Para quem vai começar do zero 


O importante para essa turma é iniciar devagar, com um treino para acordar os músculos e o metabolismo - daí o mínimo de 150 minutos semanais que você vai percorrer, referência usada pelos especialistas para deixar o sedentarismo para trás. Você pode sentir dores depois dos primeiros treinos, mas não desanime: elas desaparecem na segunda semana. Se preferir, pode dividir o tempo total de treino semanal em menos sessões. 

O que você precisa saber


Caminhar é fácil, fácil, mas desperta dúvidas em quem está começando agora...

Preciso de tênis com tecnologia? Não, o modelo só tem que ser confortável. Como você não quer performance nem vai competir e o impacto da caminhada é baixo, não necessita de um tênis de última geração. Se vc anda até chegar ao trabalho por exemplo, tem dúvida, vale como exercício? vale, mas o ideal é fazer o percurso calçando tênis. É que sapatos sociais ou com salto podem provocar lesão nas articulações, na pele (como bolhas e calos) e interferir no movimento correto, prejudicando a postura.

Tenho que aquecer antes de começar? Faça 5 minutos de alongamento dinâmico (saltos, polichinelos, agachamentos e rotações de quadris, tornozelos e braços) para acordar os músculos, principalmente se vai andar logo cedo. Ou caminhe 5 minutos em intensidade leve antes de imprimir o ritmo do treino do dia. Caminhar me dá tédio.

Como posso deixar o exercício mais estimulante? Varie o ambiente, evite repetir sempre o mesmo trajeto ao ar livre, dificulte o percurso incluindo ladeiras, andando em terrenos diferentes e intercalando ritmos forte e fraco. Ouvir música também distrai, desvia o foco do esforço e do tempo e faz o exercício render.

[brilha]Quantas dicas e informações legais, não acharam meninas???
Agora na gravidez, eu só tenho feito caminhada e to amando!!!

Alguma de vcs já é adepta a esse exercício??? se não, ta esperando o que pra começar??? ah e tem um benefício muito legal tbm, ajuda a diminuir a celulite, ebaaa[dance]!!!

Mil bjosss e até mais!
[^^]


Nenhum comentário:

veja também...


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©