05 fevereiro 2013

Papo fitness: porque você não emagrece??

Olá meninas!!!
Faz um tempinho que não faço posts sobre corpo, dieta, exercício e assuntos relacionados a esse tema... e tava eu lendo a minha revista favorita "Shape", quando vi uma matéria super interessante e bem realista com esse mesmo título da postagem: porque você não consegue emagrecer?? é o que muitas mulheres se perguntam, talvez não sabem a onde estão errando e por isso nunca alcançam seus objetivos!!! e claro né amoresss, vim dividir toda essa matéria com vcs, afinal, queremos aprender tudinho e sempre fazer as escolhas certas na nossa vida, inclusive na hora de manter ou conquistar o corpitcho dos sonhos!!! concordam?
Bora conferir tudinho???
...

Entra dieta, sai dieta e mesmo assim o tão sonhado peso ideal nunca chega. Só fechar a boca não significa que você vai realmente emagrecer. Hábitos errados e escolhas insensatas podem fazer com que o seu esforço seja em vão. Confira!
Dieta da moda
Cada organismo é único, por isso não existe uma só receita capaz de atender às necessidades das pessoas de maneira geral. Quando muito restritivas, podem funcionar no início, mas logo o corpo se adapta e nada do ponteiro da balança baixar. O ideal é buscar o auxílio profissional para definição do seu cardápio exclusivo.
Monodieta
Engana-se quem pensa que alface e água são suficientes para perder peso. Na verdade, ingerir apenas um tipo de alimento (ou um pequeno grupo) significa abrir mão da saúde. Quanto mais variada a dieta, maior o aporte de nutrientes e melhor o funcionamento do metabolismo, o senhor do emagrecimento. Sem os nutrientes adequados, o corpo não tem “combustível” para trabalhar, retardando os processos orgânicos, inclusive o da queima de calorias. Portanto, nada de monotonia alimentar! Diversifique no consumo de frutas, legume e verduras para emagrecer.
Nobre desjejum
Depois de cerca de oito horas de repouso – e jejum! –, o corpo precisa de energia para funcionar. Coisa que só um cafezinho não resolve. Diversos estudos apontam que eliminar o café da manhã pode aumentar a fome nas refeições seguintes, favorecendo os abusos alimentares e o ganho de peso. Além disso, as calorias de um bom desjejum são melhor gastas no desempenho das tarefas ao longo do dia.
Substituições e cortes
Outro mito de quem luta contra o sobrepeso é pensar que substituir o almoço por um lanche é uma boa opção. Um refeição completa, com proteínas, carboidratos e fibras, é fundamental para se ter energia até o fim do dia e evitar os picos de fome. Um regime radical, de apenas mil calorias diárias, por exemplo, desacelera o metabolismo, dificultando a perda de peso. O ideal é consumir de 1.500 a 2 mil calorias e fazer 6 refeições separadas por intervalos de 3 horas.
Período crítico
Algumas pessoas sofrem com o apetite noturno. Geralmente, elas fazem parte do grupo que se alimenta mal durante o dia. O problema é que a noite é o momento mais difícil para o organismo processar as calorias absorvidas – razão pela qual as refeições devem ser leves. A solução é rever a rotina diária, observando as dicas anteriores.
Tempo ao tempo
Apesar da correria, deve-se procurar comer com tranquilidade e saborear o prato, permitindo que a saciedade seja acionada pela mastigação. Caso contrário, a pressa só favorecerá o ganho de peso e o surgimento de problemas digestivos. Uma boa maneira de otimizar o tempo é planejar o cardápio com antecedência. Elimine as guloseimas da despensa, deixe os hortifrutis disponíveis, limpos e, se possível, picados, e tenha sempre uma sopinha no freezer.
Bebendo calorias
Sucos, refrescos e refrigerantes podem ser grandes culpados do seu não-emagrecimento. A bebida natural de laranja, por exemplo, é muito nutritiva, mas também muito calórica. Além disso, tende a não dar sensação de saciedade e “pedem” um acompanhamento, como aperitivos – mais calorias agregadas.
Por isso, a maneira mais adequada de se consumir frutas é in natura, e os sucos devem ser reservados ao café da manhã. Já refrigerante (mesmo light) e águas gaseificadas com aroma são ricos em aditivos químicos e açúcares sem qualquer valor nutricional. Portanto, são calorias vazias em sua dieta. Do mesmo modo, as bebidas alcoólicas não têm nada para oferecer ao corpo. Suas calorias são absorvidas rapidamente e armazenadas, principalmente, na forma de gordura na região abdominal.
Fibras x Sal
As fibras são grandes aliadas da perda de peso, pois ajudam a controlar o apetite, melhoram o funcionamento do intestino e reduzem a absorção de carboidratos e gorduras. Então, aposte em legumes, verduras, grãos, cereais integrais e muita água, que ajuda na atuação dos nutrientes.
Mas se as fibras ajudam a murchar a barriga, o sal tem efeito contrário, pois o sódio contribui para a retenção de líquidos, que resulta em inchaço. Evite alimentos industrializados, embutidos, conservas e lanches prontos e aposte em ervas e especiarias para temperar as refeições.
Sono bom
Se seu objetivo é emagrecer, nada de baladas ou madrugadas navegando na internet. Esse tipo de excesso também afeta o metabolismo, prejudicando a queima de calorias. Descanse diariamente por 7 ou 8 horas.
Malhar é preciso
Não adianta querer emagrecer saudavelmente sem praticar alguma atividade física. Especialmente as aeróbicas, como caminhar, nadar, correr e pedalar, que queimam calorias, aceleram o metabolismo e aumentam a massa magra músculos que substituem o tecido gorduroso. Escolha a modalidade que mais agrada você e pratique 50 minutos diários, 5 vezes por semana. Antes de começar, não se esqueça de fazer uma avaliação médica.
Rótulos perigosos
Light, diet e zero são palavras estampadas nas embalagens de vários alimentos, que, muitas vezes, dão a ideia de que podem ser amplamente consumidos. Se eles realmente resolvessem, nossos problemas com peso estariam solucionados. Por serem livres de um ou outro ingrediente, sofrem adições, como a de adoçantes, que, em excesso, prejudicam a saúde. Por isso, entre uma porção de pão light e meia do tipo integral, prefira a segunda opção.
...
Diz aí meninas??? depois de todas essas explicações, vcs conseguiram encontrar algum erro que cometem na hora da dieta??  

Espero que tenham gostado da postagem e dessa matéria da revista Shape!! sempre que encontrar algo interessante nas revistas venho dividir com vcs, ok???

Nenhum comentário:

veja também...


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©